Dica de paciente para paciente

Receber a notícia que você terá que começar a quimioterapia sempre assusta, não é? Ainda mais com a quantidade de coisas que todo mundo escuta sobre o tratamento! Por isso separei algumas dicas que me ajudaram muito no meu tratamento e espero que ajude você e outras pessoas que estão começando.

Dicas:

1- Cada caso é um caso. Cada tipo de câncer exige um remédio diferente e, com isso, os efeitos colaterais também variam. Pergunte ao seu médico o que você deve esperar para poder se preparar da melhor maneira e dar aquela controlada na ansiedade.

2- Esqueça todas as outras coisas que deve fazer, o dia deve ser exclusivo para o tratamento e seu descanso, esquentar a cabeça com outras coisas não vai adiantar nada!

3- Leve um livro, um filme ou só aquela companhia maravilhosa. Vai ajudar a você se distrair, o tempo vai passar muito mais rápido e logo você estará descansando em casa.

4- Em muitos tratamentos, nos pedem para comer gelo para evitar aftas. Você pode trocar isso por picolé de limão se quiser. Assim, além de evitá-las, vai fazer um lanche gostoso!

5- Beba muita água, muita mesmo! Ela nos ajuda a eliminar os resíduos da quimioterapia e diminuir efeitos colaterais como o enjoo.

6- Evite comer fora de casa no dia do tratamento, também evite alimentos muito condimentados e crus, para diminuir risco de enjoos ou contaminação. Carne branca, ovo, macacarrão, torradas, frutas e legumes são ótima opções para evitar o enjoo.

7- Leve um agasalho, principalmente para a careca! Os leitos costumam ser bem refrigerados e, sem nossa proteção normal capilar, pode ficar muito frio no local e nosso conforto deve vir em primeiro lugar!

8- Sua aparência vai mudar e você deve estar preparado para isso. A queda de cabelo é o efeito colateral mais visível, também pode acontecer perda/ganho de peso, unhas enfraquecidas, etc… mas tente não se preocupar muito, além de ser algo temporário, existem várias maneiras de passar esse período sem deixar a auto-estima lá embaixo.

Volte para a dica 1 e pergunte ao seu médico que efeitos você deve esperar e tente estar preparado para lidar com eles, seja comprando perucas, lenços, aprendendo a desenhar a sobrancelha, ou apenas treinando sua cabeça para aceitar essas mudanças. Aqui no site do Portal na parte de beleza, você pode encontrar dicas bem bacanas de como cuidar do seu look.

9- Faça exercícios para fortificar suas veias! Normalmente um enfermeiro lhe dará uma bolinha para que você faça exercício de repetição abrindo e fechando a mão, assim você exercita o braço e torna suas veias mais resistentes para as aplicações. Exercício de modo geral é bem vindo e ajuda a controlar sua imunidade, contanto que você respeite os limites do seu corpo de acordo com o tratamento.

10- Por último, a dica mais importante: Não desanime! A quimioterapia tem uma má fama, mas, na verdade, ela é nossa maior aliada e maior remédio. Lembre-se sempre que, por mais chatinha que possa ser, a quimioterapia reflete em cura e com a ajuda dela que voltaremos a nossa vida normal, então força na peruca e vamos que vamos!

Veja aqui como lidar com o diagnóstico do câncer.

Desafio:

Faça uma listinha de perguntas para seu médico e tire todas as dúvidas com ele antes de começar as sessões, para estar preparado para elas!
Se prepare para a sessão no dia anterior e leve tudo que achar necessário.
Descanse bem após a sessão e respeite seu corpo.
Entre as sessões, alimente-se bem e tente exercitar-se, de acordo com suas possibilidades, para garantir um tratamento bem sucedido.
Se você não souber o que fazer e for sedentária, clique aqui 🙂