Ana Paula Lima e Nilson Santos

Ana Paula Lima tem 43 anos e teve câncer de mama em 2012. De lá para cá, viveu uma história de força e superação que emocionou toda nossa equipe e vai emocionar você também. Em todos os momentos, contou com o apoio de Nilson dos Santos, seu companheiro, que cuida de Ana com o maior amor do mundo e muito brilho no olhar:

– Ana Paula: “Sempre com meu marido ao meu lado, me apoiando, se não fosse ele eu não teria a força toda que tenho hoje.”

– Nilson: “Desde 2012 acompanho a história da minha esposa, diagnosticada com câncer de mama. Todas as cirurgias e um processo de mudança que alterou toda nossa vida. Sempre disse para ela ficar tranquila porque não sairia do lado dela, como esposo e amigo, acompanhando. Ela que sempre foi amiga e companheira, jamais iria abandoná-la, principalmente agora. Enquanto há vida há esperança, a medicina cada vez mais avançada e acreditando em deus e confiando.
Assim como eu a ajudo, ela também me ajuda muito e isso só fortalece nossa união, nosso casamento. Independente do que estamos passando, querendo continuar vivendo sendo feliz com o que você tem”.

– Ana Paula: “Tive o apoio da minha família, do meu marido, que é muito importante, minhas filhas, meus amigos. Só tenho a agradecer por tudo que conquistei, continuo lutando, vou lutar até o final. Nunca desistir, jamais!”

– Nilson: “Para mim, era tudo um mundo novo. Nem tinha nem ouvido experiencias de outras pessoas. Mas é aí que você descobre o quanto você ama uma pessoa, é na hora da dificuldade”.

Ela teve medo das mudanças no corpo, da aceitação que ele teria em relação a elas:

– Ana Paula: “Eu me perguntava como que ele vai andar do meu lado, completamente diferente. Mas a gente ia para todos os eventos, mesmo estando careca, depois eu engordei, mas passou. “

– Nilson: “Como eu podia ajuda-la? Era amando ela. Eu queria cuidar dela para poder mostrar que nada disso importava, o que importava mesmo era o que ela tinha por dentro, não todas as mudanças físicas que ela estava passando, que aquilo é passageiro.”

Quando tudo tinha terminado, eles tiveram uma notícia inesperada…

– Ana Paula: “O cabelo cresceu, eu emagreci, tudo tinha terminado, mas aí reapareceu o câncer no tórax e no pulmão.”

E a Ana se surpreendeu com o companheirismo e o amor de seu esposo:

– Nilson: “O meu amor por ela sempre falou mais alto, e cada etapa era uma nova descoberta.”

– Ana Paula: “Aí eu vi o amor, eu estava na cama, fazia tudo na cama, não levantava e ele, com muito carinho, cuidava de tudo! Era um enfermeiro na minha vida! E seguimos juntos, superando cada etapa.”

Após tratar o câncer do tórax e do pulmão, eles tiveram mais uma surpresa.. O aparecimento do câncer na coluna e no cérebro.
Meio a tantas dificuldades e anos de tratamento, Nilson era a sua principal força:

– Ana Paula: “Todos diziam: acabou, não tem mais jeito. E ele era o unico dizia: ela vai sair dessa! Era o único que tinha esperança, de que eu iria sobreviver. E eu sobrevivi!”

E o seu apoio foi fundamental para a recuperação da Ana Paula:

– Ana Paula: “Ele nunca me abandonou, pra nada! Minha filha de 15 anos também, ela só me deixa pra estudar, tirando isso, são meus dois companheiros”.

– Nilson: “Não desejo outra mulher, não sonho com outra mulher, ela é a mulher da minha vida. Não sei aonde a gente vai chegar, mas a gente vai chegar lá junto”.

Anos de tratamento e muitos aprendizados. A família foi ficando cada vez mais unida e hoje o amor do casal move montanhas!

– Ana Paula: “Enquanto eu tiver vida, vou viver e vou viver feliz!
A melhor coisa que temos em nossa vida é viver, é mais importante do que qualquer bem material e físico. Perdi trabalho, auto-estima, mas isso tudo foi um aprendizado.”

– Nilson: “Aprendi que amar vale mais que conquistar. Viver intensamente é muito mais que se realizar, e isso tudo em família! A tragédia não é quando morre, mas quando morre algo dentro da pessoa quando ela ainda está viva!”

– Ana Paula: “O mais importante é a vida, a gente as vezes pensa em coisas tão pequenas, que pra gente são grandes. Hoje grande é a cura, minha integridade, mas com o tempo, e ela vai chegar.”

E quando perguntamos a eles o que diriam para quem recebeu agora o diagnóstico, recebemos uma mensagem de muita força e coragem:

– Ana Paula: “Não desista, não desanime. Tenha fé e ponha ela em prática! Pensamento positivo, já estou há cinco anos na batalha, mas eu acredito e vou viver!”

– Nilson: Câncer é uma palavra, não uma sentença, seja feliz, ame quem está ao seu lado e tudo vai valer a pena”.

 

Veja histórias de outros casais!