Técnica Utilizada

Coaching, Psicologia Positiva

Benefícios Esperados

  • Fortalecer a sua espiritualidade.
  • Melhorar a qualidade do sono e reduzir o stress.
  • Manter o coração saudável, já que o perdão reduz a pressão arterial.
  • Reduzir a dor física e emocional.
  • Libertar-se de um ciclo vicioso de sofrimento.
  • Desenvolver tolerância, empatia e flexibilidade.
  • Desenvolver a inteligência emocional.
  • Reassumir o seu poder de decisão perante as coisas que te acontecem.
  • Eliminar possíveis gatilhos que podem estar contribuindo para doenças em geral ou até mesmo o câncer.

Se você não fez a primeira parte desta atividade, acesse aqui!

Atividade

Você precisa se perdoar! Quando você deixa de se perdoar, você está prejudicando, além de você mesmo(a), o seu semelhante, uma vez que estamos todos conectados. Você é tão merecedor(a) de perdão como qualquer outro ser vivo. Se o outro é a nossa imagem e semelhança e não conseguimos ter compaixão para conosco, essa força incomensurável do amor passa a ficar incompleta.

Então, se a princípio você não conseguir fazer isso por você mesmo(a), inicie esse perdão pelo seu semelhante até desenvolver a sua consciência e compreender que você é merecedor(a) de amor, respeito, paz, perdão e compaixão.

A partir do momento em que você tiver a capacidade de se incluir nesse processo de cura, lembre-se que você passará a fortalecer e potencializar, não somente a cura coletiva, como passará a inspirar outras pessoas para que façam o mesmo.

Cada vez que você perdoa a alguém ou a si mesmo, é como se você deixasse, bem clara, a sua mensagem: Eu não vou permitir que as atitudes de terceiros me escravizem, ainda que essas atitudes partam de mim.

Olhe-se no espelho e diga, olhando no fundo dos seus olhos:

Eu te perdoo. Eu te perdoo por ter se prendido a esses padrões negativos por tanto tempo. Eu te perdoo por não ter se amado. Eu te perdoo por qualquer coisa. Eu te perdoo por tudo aquilo que você entende como erros, mas que na verdade, nada mais foram do que resultados, consequências e aprendizado.

O seu eu verdadeiro está sempre buscando acertar. Tudo o que você fez no passado, foram tentativas dentro do conhecimento que você tinha naquele momento.

E é por isso que você precisa se perdoar, pois, constantemente, estamos aprendendo e evoluindo. Crie esse hábito. Sinta-se grata(o) pelo que você é, pelo que você está se transformando, pelas suas conquistas, pelo que você tem. Deixa essa gratidão se manifestar no seu corpo de alguma forma.

Somos muito críticos e implacáveis com nós mesmos. Nós nos acusamos até por pequenos erros. O tempo todo estamos nos criticando, nos condenando e nos julgando. Porém, temos o direito de agir e optar por aquilo que nos parece mais sensato no momento. Temos o direito de fazer aquilo que, naquela determinada situação, nos pareceu o correto. Ame-se diariamente. Agradeça pelas pequenas coisas.

Olhe no espelho e diga:

“Eu estou perdoada(o). Eu perdoo você e estou perdoada(o)”.

Perdoe suas escolhas do passado. Perdoe as pessoas que não agiram da maneira como você esperava. Perdoe as pessoas que não conseguiram te compreender. Perdoe a si mesma(o) sempre.

Pegue o espelho novamente, e diga olhando no fundo dos seus olhos: “Eu te perdoo. Eu perdoo você e estou, verdadeiramente, perdoada/o”. Dê o primeiro passo. Mude a sua vida.

Depende de você. O poder está em suas mãos.

MATERIAL

Um espelho onde você possa olhar o seu rosto inteiro. Melhor ainda se for um espelho solto, em que você possa aproximá-lo do seu rosto quando achar necessário. É interessante que coloque uma música de fundo e realize esse exercício em um momento que estiver a sós, para que não haja interrupção. Desligue o celular e entregue-se a esse momento que é só seu.

Desafio

Agora que você já sabe a importância do perdão, eu quero te desafiar a dar início a uma nova forma de pensar, passando a enxergar as pessoas através das lentes do perdão. Não importa se esse perdão é para outra pessoa ou se é para você mesmo.

Primeiramente, pense em uma pessoa que você gostaria de perdoar. Escolha a primeira pessoa que vier a sua mente, sem questionamento e sem procurar entender, uma vez que o nosso cérebro é uma máquina perfeita a qual ainda não desvendamos, até hoje, por completo.

Nesse momento, o mais importante é o que você vai sentir durante esses dias de desafio. Você vai dedicar a ela um “Caderno de Perdão”, onde, pelos próximos 90 dias, você vai escrever uma mensagem de perdão para essa pessoa, a qual você gostaria de perdoar.

Escreva tudo o que você gostaria de dizer.
Se possível, escreva uma página inteira e coloque data, para que você possa acompanhar a sua evolução e os seus próprios sentimentos. Nesse momento, deixe que o seu coração esteja no controle. Esse caderno é pessoal e você não precisará compartilhá-lo com ninguém. O objetivo é mudar a forma como você se sente, independentemente se o outro é digno do seu perdão.

Esse desafio é por você! Você vai perceber que o passado não tem como ser alterado, mas o que você sente ao se lembrar desse passado, sim. E isso é fundamental, uma vez que o passado só existe nas nossas recordações.

Ao escolher se comprometer com esse desafio, lembre-se que ele é irreversível: Você corre sérios riscos de ser muito mais feliz!

*Esse exercício foi baseado nas obras da Escritora Louise Hay.

 SUGESTÕES DE MÚSICAS

Canção da América – Milton Nascimento:

Bridge Over Troubled Water – Elvis Presley:

Hard To Say I'm Sorry – Chicago:

Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré:

https://www.youtube.com/watch?v=6oGlRrJLiiY

Contra-indicações

Não há contra-indicações.