Gisele Laura Nogueira e Pedro Armando Silva

Gisele Laura Nogueira, 40 anos, diagnosticada aos 36, fez quimioterapia seguida de mastectomia, com esvaziamento axilar e radioterapia. Pedro Armando Silva, seu parceiro de vida para todas as horas, tem 36 anos e eles estão casados há 15 anos. O diagnóstico do câncer veio trazendo uma grande tristeza para Gisele, a impossibilidade de ter filhos. Mas Pedro mostrou para ela uma outra visão, com valores muito mais profundos, onde o amor é o que realmente importa:

– Gisele: “Só contei para ele, a mãe dele, meu irmão e duas amigas… após a primeira quimio foi muito complicado, lidar com a menopausa forçada foi a pior parte. Não tinha filhos, então isso pesou muito para mim.
Tive problemas de imunidade, perda de cabelo, mas o que mais impactou foi a menopausa. Graças ao apoio dele que eu superei, ele me disse que existem outras maneiras de ser mãe!
Ele falou: tem milhões de crianças precisando de pais e nós seremos pai e mãe de coração. E foi isso que me ajudou a superar essa notícia”.

– Pedro: “A questão da paternidade foi difícil, mas sabia que para ter ela ao meu lado, teria que abrir mão disso da maneira convencional e valeria a pena.
Vivemos um dia de cada vez, como a vida tem que ser vivida. Nossa parceria só aumentou depois dessa prova, ficamos mais amigos. O amor foi fortalecido e ao mesmo tempo, ele é libertador.
Vivemos um amor que não se abala por coisas pequenas, depois disso vivemos um amor pleno e queremos levar isso para o resto da vida e para as outras pessoas que nos cercam.”

As dificuldades no tratamento também impactaram o casal, mas eles souberam superar tudo com união companheirismo:

– Gisele: “Saber que ia retirar a mama me impactou muito, mas nós conversamos muito sobre isso.”

– Pedro: “Eu lembro de sair do consultório meio desnorteados, entramos no táxi e ele teve uma irmã que teve câncer e a palavra de apoio dele foi muito importante, foi destino.
Começamos a viver essa provação em 2012, a primeira coisa que tentei passar para ela era segurança. Que eu estaria do lado dela para o que fosse preciso.
Queria que ela pudesse passar por isso, fiquei com medo de perdê-la, a parte emocional é difícil. Mas tive que ser forte para ela conseguir passar por isso e eu encontrei essa força nela, a vontade vinha de lá.”

E o casal deixou mensagens lindas para quem está começando o tratamento nesse momento:

– Gisele: “Passamos a nos dedicar mais um ao outro, dar mais valor ao que tinhamos, passamos a querer doar mais nosso amor para o mundo”.
Não é só o paciente que tem o câncer, todos a sua volta sofrem com o diagnóstico, então é importante a união para se fortalecer.”

– Pedro: “Para os maridos, que vocês sejam porto-seguro e fortaleza de suas mulheres. É difícil, são muitos sentimentos, mas no final, é uma história de superação.
Cada dia era uma mulher diferente, com várias perucas e a gente brincava muito. Procure fazer desse período um aprendizado. Sua esposa precisa do seu apoio e carinho”.

– Gisele: para quem acabou de receber um diagnóstico, não só de mama, mas qualquer tipo, não desiste! Se tiver vontade de chorar, chorem, gritem, mas não desistam jamais! Acredito muito que deus não nos da uma cruz que não podemos carregar, independente do caminho que te leva a deus, a fé te ajuda a superar. Com seu parceiro, sua família, se apoie neles que tudo passa, vai passar!

 

Veja histórias de outros casais!