Técnica Utilizada

Mindfulness:

Meditações e exercícios desenvolvidos na universidade americana M.I.T. que ajudam a lidar com situações difíceis e trazem inúmeros benefícios cientificamente comprovados para a saúde.

Benefícios Esperados

A prática constante e diária desta atividade proporciona:

  • Lidar de modo mais claro e saudável com emoções intensas e experiências difíceis no tratamento do câncer.
  • Ajuda em momentos de dor e sofrimento, trazendo calma e abertura à nossa vida diária
  • Diminuição dos sentimentos de confusão, stress, reações automáticas e destrutivas, como a não aceitação e o vitimismo.

Atividade

As práticas de mindfulness, e esta em especial, foram cruciais em minha experiência com o câncer, quando eu estava no tratamento. Espero que esta prática possa lhe ajudar tanto quanto me ajudou:

R.A.I.N é uma ferramenta de meditação utilizada em práticas de mindfulness, para ser aplicada sempre que experienciarmos situações desagradáveis, que nos causam desconforto, dor e mágoa. Ela ajudará a trazer clareza, aceitação e superação!

Desenvolvida inicialmente como uma técnica de meditação Vipassana, por Michele McDonald, tornou-se amplamente conhecida ao ser descrita e ensinada no livro “Radical Acceptance”.

R.A.I.N. é um acrônimo para este treino em 4 etapas, que nos guiam a:

R: Reconhecer

A: Aceitar

I: Investigar

N: Não identificar-se

Agora, permita-se dedicar alguns minutos para si mesmo(a) para conhecer os benefícios e sentimentos positivos que esta técnica traz.

Seja onde estiver, procure acomodar-se de modo confortável, dentro do possível. Se puder, feche os olhos por alguns momentos, ou permita que os olhos relaxem, dirigindo o olhar em direção ao chão, sem focar em nada, e simplesmente siga a prática guiada.

Muito importante que saiba que, como em todas as práticas de mindfulness, não há certo ou errado: os benefícios sempre estarão presentes.

Simplesmente ouça o áudio abaixo e relaxe:

Desafio

Escute esse áudio todos os dias, pela manhã ou em seu horário preferido de relaxamento. Tenha como um compromisso com você mesma e sua cura tirar esse tempo para você.

Maiores benefícios são obtidos com a prática repetida e constante ao longo de poucas semanas.

Contra-indicações

Não há contra-indicações para as práticas de mindfulness. É, no entanto, importante que você respeite seus próprios limites, interrompendo a prática caso sinta necessidade.