Dica de paciente para paciente

A radioterapia tem efeitos colaterais mais locais, diferentes da quimioterapia, variando de acordo com cada organismo e local do tratamento. Para alguns pacientes, a radioterapia não provoca efeitos tão aparentes, mas para outros eles podem existir na segunda ou terceira semana de tratamento, principalmente o escurecimento da pele.

Eu fiz 25 sessões e, na última semana, a pele escureceu muito e descascou em algumas regiões, por isso o hidratante foi muito importante para mim, a sensação de alívio era imensa, então passava o máximo que podia durante o dia e a pele se recuperou em um tempo ótimo, depois de uma semana após o fim do tratamento a pele já estava visivelmente mais clara!

Com os avanços na tecnologia, o tratamento ficou muito mais preciso e menos doloroso.

Dicas

Um dos maiores pontos a ter cuidado no tratamento é com a pele, por isso, vão aqui algumas dicas que ajudam a lidar com isso:

  1. Não deixe de usar hidratante no local, conforme as recomendações do seu
    médico! Não economize na quantidade e aplique pelo menos três vezes ao dia.
  2. Antes da sessão, retire qualquer resquício de hidratante, desodorante, perfume ou qualquer outro produto da pele.
  3. Para aliviar a sensação de calor e inchaço, use chá de camomila gelado. Utilize um pano embebido no chá frio ou morno, fazendo compressas por 15 minutos de duas a três vezes ao dia.
  4. Use roupas soltas para evitar irritação e que tampem o local do tratamento para evitar exposição ao sol e não esqueça do filtro solar!
  5. Evite tecidos sintéticos do tipo nylon, lycra ou tecidos mistos com muita fibra sintética. A roupa deve ser preferencialmente de algodão.
  6. Fale com seu médico sobre atividades físicas, para saber quais são as mais indicadas. Exercícios físicos ajudam a manter qualidade de vida e diminuem a sensação de fadiga que a rádio pode causar.
  7. Evite usar sabonetes perfumados na região, prefira sempre sabonetes neutros.
  8. Ao tomar banho, não utilize água quente, prefira morna. Também evite compressas quentes ou saunas.
  9. Não esfregue a região com buchas ou esponjas de maneira nenhuma! Isso pode irritar a pele, então apenas deixe a água com sabão neutro escorrer pela região. Ao se secar com uma toalha macia, também não esfregue na pele, dê leve apalpadas até que seque a região.
  10. A radioterapia pode parece mais tranquila que a químio, mas ela também precisa de muito cuidado com a região que recebe a radiação, tenha sempre isso em mente para evitar qualquer problema.

Desafio

Compre agora mesmo seu kit de autocuidado com hidratante, protetor solar e camomila! Cuide de você mesma e ame-se muito! Isso faz parte da cura 😉

Lembre-se sempre de passar hidratante na região três vezes ao dia.
Cuide muito bem da pele na região da área tratada, esteja sempre de olho em seu estado, para comunicar ao médico qualquer incômodo e evitar maiores problemas.

Espero que as dicas tenham te ajudado, quanto mais estivermos preparados para cuidar dos efeitos colaterais dos tratamentos, mas ânimo e garra teremos para seguir em frente!