Benefícios Esperados

Essa receita ajuda a aliviar os sintomas:

  • Boca seca
  • Dores para engolir
  • Ausência ou alteração de paladar.

Sabemos que passar por um tratamento de quimioterapia ou radioterapia é muito importante no processo da cura. Porém, em algumas fases desses tratamentos podem-se apresentar efeitos colaterais como: alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, dentre outros. Esses efeitos podem nos impedir de ter uma alimentação de qualidade, o que é essencial para o sucesso do tratamento.

Para agir de forma a minimizar esses efeitos indesejados, vamos, através dessa atividade, colocar em prática a alimentação saudável, preparando uma receita de banana com cravo e canela. É uma receita super simples, que pode ser feita no lanche da manhã ou da tarde e visa melhorar a alteração do paladar e a dificuldade para engolir. Vale lembrar que é muito importante consultar um nutricionista para entender qual a dieta e os alimentos mais adequados para você nas diversas fases do seu tratamento.

Receita

Ingredientes
  • 2 bananas médias
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 12 cravos
Modo de preparo
  1. Descasque as bananas, corte-as em rodelas e coloque em um prato ou refratário.
  2. Polvilhe por cima a canela das bananas, o açúcar e espete os cravos.
  3. Leve ao forno microondas por aproximadamente 2 minutos.
  4. Retire os cravos e sirva a seguir.

Rendimento: 2 porções de 100g

Calorias: 151 kcal por porção

Desafio

Compre todos os ingredientes hoje mesmo e faça essa receita no seu próximo lanche!

Fonte: Receitas para controle de sintomas – material elaborado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.icesp.org.br/espaco-do-paciente/cardapio-para-controle-de-sintomas-do-tratamento