Dica de paciente para paciente

Superando o câncer com gratidão.

Descobrir um câncer não é fácil para ninguém. A tendência é vermos tudo como uma grande tragédia, mas, afinal, qual tipo de visão da vida e de tudo isso podemos ter para nos ajudar a superar?

Acredito que por pior que seja o momento que estamos vivendo, sempre existe alguma coisa para dar graças.
E eu tenho muito a agradecer…

Então vamos lá…
No final de 2017 comecei a ter uma tosse seca muito forte, a ponto de não conseguir parar de tossir por longos períodos. No pronto socorro me disseram que era tosse alérgica, como meu local de trabalho estava em reforma, achei que realmente poderia ser isso, porém a tosse foi piorando e veio uma dor nas costelas insuportável. Voltei ao pronto socorro, e então disseram que era dor muscular de tanto tossir e demoraria por volta de dois meses para passar. Como era final de ano e com a proximidade das festas, fui tomando a medicação e aguardando melhoras.
Viajei com a família no inicio de 2018, as dores persistiam, mais fracas, porém comecei a ter febre alta e muita fadiga, não tinha força para nada. Retornei ao pronto socorro, a mesma médica me atendeu e então solicitei que ela pedisse exames de sangue e ultrassom. Assim foi feito, e no exame de sangue acusou uma anemia muito severa com indicação para procurar um hematologista.
No dia seguinte, recebi uma ligação do meu convênio médico dizendo que teria consulta com o hemato no dia seguinte. Tentei marcar para outra data porque meu marido estava viajando e eu não me sentia bem para ir sozinha. À noite, a secretária do médico me ligou dizendo que não podia esperar e teria que ir naquela semana.

Conseguem imaginar tudo que começou a passar pela minha cabeça?

No dia 24 de janeiro de 2018 em consulta com a equipe de hematologia, fui diagnosticada com LMA (Leucemia Mieloide Aguda). Não preciso nem dizer que foi um choque e que eu não conseguia nem raciocinar.

Aquele médico que eu não conhecia me entregou um papel com meu diagnóstico. Meu quadro era grave, estava com uma infecção na garganta e muito debilitada. Do consultório médico fui direto para o hospital, não voltei pra casa, não tive tempo de me preparar, nem sequer de assimilar a ideia de que estava com câncer.

Hoje tenho que agradecer ao Dr. Pedro sua prontidão e rapidez em agir, talvez eu não estivesse aqui escrevendo se não fosse ele. Um rapaz jovem que deve ter idade para ser meu filho, parecia frio e insensível, mas esse é o papel dos médicos. Com o tempo e convívio, pude perceber que é uma pessoa incrível, sensível, gentil e acima de tudo um excelente profissional. Muito obrigada Dr. Pedro e toda equipe pelo carinho e cuidado.

Agradeço aos grandes amigos que sempre estiveram ao meu lado, principalmente a um casal muito querido, ele é médico e pôde ter acesso aos médicos que estavam cuidando de mim, e sua esposa minha amiga querida.
Agradeço à minha família, filhas porque nunca me deixaram sozinha um minuto, faziam o possível e o impossível para eu não desistir nos piores momentos, e houveram vários. Mas me lembro de prometer que não desistir por elas.
Agradeço à minha querida irmã que me amparou, e que graças à Deus é quase minha irmã gêmea, pois é 99,9% compatível comigo e pode me doar a medula, UMA EM CEM MIL PESSOAS são compatíveis.
Agradeço aos meus queridos amigos de infância, que me mandavam mensagens todos os dias, sempre me dando força e animando.
Agradeço principalmente aos meus alunos e aos ex-alunos de todos os lugares que já lecionei que me mandaram mensagens, se mobilizaram para doar sangue, levaram familiares e amigos com eles, oraram, vibraram ou emanaram pensamentos positivos. Saibam que todos esses pensamentos chegaram até mim de alguma forma e me fizeram muito bem.
Não posso deixar de agradecer a uma pessoa muito especial, meu companheiro de mais 40 anos, que sofreu muito quando descobrimos a doença e fui internada por estar longe, mas tem estado ao meu lado o tempo todo, comemorando cada conquista, o que tornou nosso amor ainda mais sólido.

E sobretudo agradeço à fé e à força interior que eu possuo e desconhecia. Agradeço ao câncer, que me deu a oportunidade de rever minha vida e ressignificá-la, de fazer novas escolhas. De poder perceber beleza e importância nas coisas mais simples que normalmente passam despercebidas.

Não estou mais em sala de aula, mas agora tento através do Portal SuperAção alcançar pessoas que assim como eu estão lutando todos os dias. Enfrentando um dia de cada vez, e agradecendo cada conquista, por menor que seja.

E por último tenho que agradecer à Morte, que por estar tão perto dela, me fez agarrar a vida e não desistir jamais de lutar para estar aqui.

Só agora consigo falar dela, mas sua sombra esteve sempre presente ao longo deste ano.
Comecei uma vida nova desde de julho de 2018, quando realizei o transplante de medula óssea, mas tive a grande bênção de recomeçar com toda a experiência dos meus 57 anos.
Agora me digam se não tenho muito que agradecer?

Desafio

Você, que está no tratamento do câncer, vai iniciá-lo ou possui alguém muito próximo nessa situação, que tal começar com uma lista de todas as coisas que você agradeceria durante o tratamento?

Tudo na vida pode ser enxergado de forma positiva ou negativa e toda crise é, também, uma oportunidade de transmutação, crescimento e evolução. Mesmo que você não consiga enxergar assim nesse momento, deixe essa sementinha dentro de você, tenha paciência, fé e dê muito amor a você mesmo(a), ela germinará ao seu tempo.