Dica de paciente para paciente!

Estética – cuidados com as unhas no tratamento do câncer

Benefícios

Elevar a auto-estima, a auto-confiança, promover o cuidado e o amor próprios, distrair a mente e sentir-se bem!

Atividade

É preciso cuidados especiais com as unhas para pessoas no tratamento do câncer.

Mulheres que tenham feito mastectomia com esvaziamento axilar, não são recomendadas a retirar as cutículas, devido à fragilidade da drenagem da linfa, que é o sistema de defesa do organismo.
No começo estranhei, mas hoje já me acostumei a não retirar a cutícula das mãos. Não dá para arriscar pegar uma infecção por pura vaidade!
Durante a quimioterapia, especialmente quando comecei a fazer uso do taxol, percebi que as minhas unhas ficaram muito ressecadas e cheias de ondulações.
E quando elas começaram a esbranquiçar e descolar, fiquei com receio de perdê-las. Então, comecei a cuidar mais delas.

Houveram dias que, quando eu acordava, elas estavam cheia de manchas brancas. Sabe quando a gente passa acetona para retirar o esmalte e a unha fica cheia de manchas brancas? Era essa a sensação que eu tinha.

Então usava diariamente um creme poderoso para hidratá-las. O creme também hidratava as cutículas, pois raramente fiz a minhas unhas neste período. Já conhecia o VIT-UNHA, como fortalecedor de unhas fracas e para unhas com micoses. Como surtiu resultado comigo. Super recomendo!

Evitei ficar esmaltando as unhas durante a quimio. Tinha unhas postiças, e mesmo o meu oncologista liberando, decidi retirar assim que iniciei o primeiro ciclo.

No entanto, após o término dos ciclos, minhas unhas dos pés ficaram escurecidas e do dedão do pé ficou roxa. Fiquei tão preocupada com as mãos que me esqueci dos pés!
Atualmente, estou há três meses sem quimioterapia e as unhas das mãos já normalizaram. As unhas dos dedões dos pés, porém, ainda estão roxas. Terei que esperar crescerem para ficarem clarinhas novamente.

Então, para disfarçar, preciso mantê-las esmaltadas com esmaltes escuros até que elas se normalizem.

Por isso, a minha dica é não esquecer de tratar das unhas dos pés também! Parece óbvio, mas eu na época não me dei conta.

Por outro lado, durante todo esse período do tratamento do câncer, tenho comido tanta verdura e legumes, que hoje as minhas unhas estão tão fortes, como nunca estiveram! Agora então, estou caprichando para os cabelos voltarem com tudo! E as unhas agradecem!

A alimentação, na minha opinião, ainda é o maior aliado para a manutenção de unhas fortes e saudáveis !

Desafio

Cuide de suas unhas, de sua alimentação, de seu interior e seu exterior!

Cuide de você mesma, use esse tempo durante o tratamento do câncer para se amar e reformular! Envie suas fotos e experiências nos comentários abaixo!