O diagnóstico precoce, ainda é a maior arma para diminuição da mortalidade pelo câncer de mama.

Independente da idade, todas as mulheres devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Você sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres? Por isso, é importante que observem seus corpos em qualquer momento do dia, isso ajuda a estarem atentas a quaisquer alterações mamárias.

A mulher deve se conhecer e se observar para estar atenta a qualquer mudança no seio, como vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), espessamentos palpáveis, secreções preocupantes (sangue ou transparente como água).

 

 

 

 

 

 

 

 

Então, vamos aprender a nos tocar?! Fizemos um passo a passo para vocês aprenderem como fazer o autoexame da mama.

O ideal é fazê-lo uma vez por mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação (ou um dia fixo para quem não menstrua)!

Passo 1: Observação

Observe os dois seios primeiro com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força e por fim observe colocando as duas mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles.

Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

Passo 2: Toque de pé

Em pé, durante o banho, usando um sabonete para deslizar:

1- Levante o braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça, com a mão direita, examine a mama esquerda. Dividindo o seio em partes, analise cada uma delas com a ponta dos dedos (não pontas ou unhas).

2 – Sinta a mama com movimentos circulares de cima para baixo e depois repita os movimentos na outra mama. Não esqueça das axilas e dos mamilos!

Passo 3: Toque deitada

1- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma pressão leve. Comece apalpando a metade externa da mama e depois as axilas. Faça o mesmo movimento na mama esquerda.

2 – Se encontrar qualquer alteração, procure seu médico que realizará o exame clínico e solicitará a mamografia para avaliar o caso.

 

Lembre-se: você deve ser protagonista de sua saúde, exija seus exames se notar algo diferente, mesmo que seu médico acredite que não seja um caso de câncer.

O autoexame das mamas não substitui o exame médico! Quando o câncer de mama tem sintomas visíveis, ele já está mais avançado!