Dica de paciente para paciente

Como se preparar emocionalmente para a quimioterapia?

A palavra quimioterapia em si, já assusta. Então vamos trocar o nome por “Gotinhas de Cura”.

O diagnóstico de um câncer é um momento de muito estresse, e a ideia de se submeter a um processo de quimioterapia é outro fator que pode provocar muito mais estresse ao paciente. Então, o caminho é se preparar emocionalmente para esse momento, sempre que possível.

Para minha primeira quimioterapia não tive esse tempo de preparação, saí do consultório do médico direto para internação e em 2 dias já estava recebendo a primeira dose de químio vermelha.

Porém, quando tive que me submeter à quimioterapia do transplante de medula óssea, tive mais tempo para me preparar e confesso que pude encarar o procedimento com muito mais tranquilidade.

Para passar pelo tratamento com mais segurança, o apoio psicológico é um componente importante para ajudar o paciente lidar com suas preocupações e fragilidades.

Resolvi encarar a quimioterapia como minha aliada no processo de cura, cada vez que recebia a infusão, agradecia aquele medicamento que estava entrando em minhas veias para me ajudar a vencer a doença.

A quimioterapia pode ter alguns efeitos colaterais, mas isso depende muito do paciente e principalmente a maneira como ele encara esse tratamento.

Durante esse processo temos que aprender a gerir os momentos de estresse, por isso é muito importante que procurar mecanismos para lidar com as emoções. Escolha atividades que lhe agradem: Mindfulness, Yoga, Meditação, ver séries, ler livros, aproveitar seu tempo para fazer coisas que te deem alegria.

Ter uma rede de apoio nesse momento é essencial. Alguém que nos ajude nas tarefas domésticas, que possa nos acompanhar nas sessões de quimioterapia ou nos exames, alguém que possa nos ouvir falar, sempre que possível encontre seus amigos ou familiares queridos para bater papo.

Cerque-se daquelas pessoas que te fazem bem, que te façam rir. Afaste-se de pessoas negativas.

Muitas vezes durante a administração da quimioterapia, o paciente passa um bom tempo sozinho, sem a presença de seu acompanhante, então crie um refúgio positivo, baixe músicas ou séries em seu celular, leve um livro e aproveite esse momento para ficar com você mesmo, criando seu próprio refúgio.

Nós mulheres, quando escutamos do médico que teremos que nos submeter a um tratamento com sessões de quimioterapia, logo pensamos no fato de iremos perder os cabelos. Nem toda quimio provoca alopecia (perda dos cabelos), e cada paciente é único, cada organismo é único e reage de maneira diferente. Porém a possibilidade de ficar careca é grande e é algo que precisa ser enfrentado emocionalmente falando. Hoje existem inúmeros recursos para lidar com isso: primeiro você pode ir cortando o cabelo para ir se acostumando com um novo visual. Outra opção são os lenços e existe na Internet inúmeros tutoriais ensinando como fazer amarrações. E ainda há as perucas, que atualmente são super confortáveis e podem ser de cabelo natural, inclusive várias ongs fornecem gratuitamente para pacientes em tratamento.

A auto-estima do paciente pode influenciar diretamente na qualidade do seu tratamento. Por isso ame-se e sinta-se à vontade para viver o seu tratamento do jeito que você achar melhor.

É fundamental conversar com a equipe médica que te acompanha e esclarecer todas as sua dúvidas, vale anotar em um papel para não esquecer nada. Pergunte tudo o que quer saber.

E quando chegar a hora de começar o tratamento, provavelmente vai ser mais leve do que imaginou. Por estar lidando com tanta informação, a minha sugestão é: concentre naquilo que você pode ter o controle, tal como os preparativos para passar melhor pelo tratamento.

Desafio

Quando você vai fazer uma viagem para um lugar novo, não pensa no que pode dar errado mas sim no que irá precisar para que aquela viagem seja boa.

Tente encarar o tratamento como uma viagem na qual você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que corra da melhor forma possível.

Lembre-se de que as “Gotinhas de Cura” são suas grandes aliadas, elas entram no seu corpo para trazer benefícios.

Viva um dia de cada vez! Hoje melhor que ontem, e pior que amanhã.