Um depoimento de médica que virou paciente

O câncer de mama é uma doença com uma considerável incidência, principalmente nas mulheres. E, não é só nas mulheres. Sim, homens, embora raramente, também podem ter câncer de mama.
O outubro rosa é uma importante campanha que serve para alertar dos riscos, dos cuidados, para relembrar da necessidade de fazermos o auto exame e também o exame clínico com ginecologista, que determinará a necessidade de estender a avaliação com exames de imagens complementares
É um lembrete. Simbolicamente escolheu-se este mês, de outubro, mas, esse lembrete deve valer para todos os meses, todos os dias de todos os ano.

A detecção precoce de uma alteração de mama pode fazer toda a diferença na evolução de um possível câncer de mama. Quando diagnosticada precocemente, a neoplasia de mama pode ser 100% curada. A cirurgia é de menor porte, e pode ser até curativa. A tão temida quimioterapia pode ser dispensada e nem sempre haverá a necessidade de radioterapia.
No entanto, se o diagnostico desse câncer demorar a ser feito, bom, aí a coisa pode mudar totalmente de figura… A doença pode ter se espalhado para os linfonodos, pulmões, fígado, cérebro, ossos. Daí o tratamento tem que ser mais agressivo e muitas vezes não é curativo, acaba sendo apenas paliativo. Uma coisa posso assegurar, será muito mais doloroso, e longo.

Falo disso com propriedade.

Meu nome é Maria Victória Martinez Descalzo, tenho 58 anos, sou mãe, esposa, médica endocrinologista e, tenho câncer de mama.

Sempre tive uma mama densa e era frequente ter que refazer as imagens da mamografia. Chata essa mamografia, né? Mas, tão importante…!

Descobri um nódulo na minha mama esquerda em meados de março de 2019. Foi ao fazer o autoexame. Logo após o banho, estava passando creme e percebi um “caroço” na mama esquerda.
Tomei um susto! Tinha feito meus controles um ano e meio antes disso e estava tudo bem. Além do mais, ninguém na minha família tinha tido câncer de mama.
Eu mesma fiz os pedidos de exames e no dia seguinte à detecção do nódulo ao auto exame, eu já tinha feito exames e já sabia que tinha um nódulo e, que pelo aspecto nas imagens, provavelmente era um câncer.
Fiz a biópsia que confirmou o câncer . Fiz o estadiamento e , aparentemente não tinha metástases em outros órgãos. Fui submetida à mastectomia, com posteriores quimioterapia e radioterapia. Graças a Deus e à detecção precoce, não tenho metástases e, há uma grande chance de eu estar curada.

Façam o auto exame, apalpem suas mamas, com movimentos circulares, em todas as direções, não precisa ser com força, os nódulos podem não estar localizados só na proximidade dos mamilos, podem estar mais pra cima também.
Além da palpação, a mudança do aspecto da pele também pode ser um sinal de problema. Se o aspecto da pele mudar ( tipo casca de laranja), se houver algum abaulamento ou retração em qualquer parte da mama, procurem um médico que poderá avaliar melhor se essa alteração deve ser investigada ou não.

Sobretudo, façam seus exames com a regularidade que seus médicos determinarem.

É isso, façamos a diferença e reduzamos a incidência de tão nefasta doença.
E viva o OUTUBRO ROSA!