Técnica Utilizada

Coaching, Psicologia Positiva

Benefícios Esperados

  • Identificar os seus pontos fortes.
  • Aceitar e ser mais tolerante com as suas próprias fraquezas.
  • Desenvolver a autoestima.
  • Aprender a se conhecer.
  • Exercitar o seu poder interior.
  • Acreditar mais em você.
  • Focar no que realmente é relevante.
  • Aumentar a autoconfiança.
  • Desenvolver uma maior aceitabilidade em relação a si mesmo.
  • Elevar a qualidade dos seus pensamentos.
Acesse aqui a parte 1 e a parte 2 dessa atividade!

Atividade

“Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá.”
Osho
Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir, incomparável, absolutamente.”
Vivemos em um planeta repleto de diversidade, a qual deve ser honrada e respeitada, porque cada ser humano carrega dentro de si um mundo particular e único, onde as diferenças, tornam-se nossos pontos fortes.
Você pode enxergar a si próprio(a) como vítima, injustiçado(a), derrotado(a), culpado(a) e uma série de qualidades negativas que não levam a lugar algum. Mas você também tem a escolha de se enxergar como um vencedor(a), lutador(a), guerreiro(a) e muitas outras qualidades positivas que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico e te fazem sentir bem.
O que realmente importa é como você se vê e quem você pensa que é, porque agimos de acordo com aquilo que acreditamos. Se você acredita ser uma pessoa amada, merecedora e guerreira, você agirá como tal, pois em nosso mundo interior, o nosso pensamento torna-se verdade absoluta e inquestionável.
Antes de dar continuidade a essa leitura, você precisará se decidir: Qual é a qualidade que você escolhe para se autointitular? Qual é a visão que você quer, a partir de agora, ter de si mesmo? Esse pequeno passo é essencial para que o exercício a seguir tenha êxito.
  1. Olhe-se no espelho e apenas se observe. Você pode aproximar o espelho ou se preferir, olhe-se mais de longe. Você é um ser humano incomparável, desempenhando a sua missão. É chegada a hora de reconhecer isso.
  2. Observe os seus traços do rosto, o contorno dos seus olhos, a textura da sua pele, a largura do seu sorriso, a espessura da sua sobrancelha. Repare em cada milímetro da sua face como se fosse um(a) desbravador(a) de si mesmo.
  3. Diga, olhando-se no espelho:

“Eu te aceito e te agradeço por ser exatamente assim”.

Repita por, no mínimo, três vezes. Faça um autorreconhecimento sem pressa, como se cada detalhe revelasse a você o milagre da sua existência.

4. Agora, ainda olhando-se no espelho, diga em voz alta momentos que você sentiu muito orgulho de si.

Pode ser também momentos de alegria, de realização ou superação. Repita em voz alta, calmamente, cada um desses momentos. Repita sempre com uma voz suave e tranquila, como se tivesse contando uma história – a história da sua própria vida – para uma criança. Use uma linguagem amorosa, repleta de bondade, paciência e compaixão.

Relembre quantos momentos achar necessário. Não há tempo para terminar. O objetivo é você se sentir bem e lembrar de quantas conquistas e vitórias já alcançou ao longo da vida. Não existem grandes ou pequenas vitórias, todas elas devem ser comemoradas, pois carregam consigo sentimentos fundamentais que precisam e devem ser acessados mais frequentemente. Como? Recordando-os com toda a intensidade e riqueza de detalhes que você puder.

Material

Um espelho onde você possa olhar o seu rosto inteiro. Melhor ainda se for um espelho solto, em que você possa aproximá-lo do seu rosto quando achar necessário. É interessante que coloque uma música de fundo e realize esse exercício em um momento que estiver a sós, para que não haja interrupção. Desligue o celular e entregue-se a esse momento que é só seu.

Desafio

Pelos próximos dez dias, você vai responder às seguintes perguntas e registrá-las em um diário ou caderno de uso pessoal. Quando escrevemos, maximizamos o nosso foco e quanto mais foco, mais atenção passamos a dar a nós mesmos. Use a sua imaginação e busque respostas diferentes. Você aceita esse desafio?
  1. Como você decide se sentir hoje? Porque você decide se sentir assim?
  2. O que você, e somente você, pode fazer hoje, para deixar o seu dia ainda melhor?
  3. Escolha uma parte do seu corpo e escreva um bilhete de agradecimento por tudo de positivo que essa parte já lhe proporcionou ao longo da sua vida. Obs. Escolha uma parte diferente por dia.
  4. O que você aprendeu hoje, sobre si, que você ainda não sabia?
  5. Para finalizar, pegue uma caneta e um papel e liste cinco momentos muito felizes da sua vida, onde você se sentiu realizado(a), satisfeito(a) e alegre. Ainda que você não se recorde desses momentos de imediato, saiba que a sua memória guarda muitas lembranças lindas que merecem e devem ser acessadas de vez em quando, para que você não se esqueça do quanto a vida pode ser maravilhosa.
*Esse exercício foi baseado nas obras da Escritora Louise Hay.
Sugestões de músicas:

Tente outra Vez – Raul Seixas:

Enquanto houver Sol – Titãs:

Eu quero ser feliz agora – Oswaldo Montenegro:

Contra-indicações:

Não há contra-indicações.