POR QUE OUTUBRO ROSA?

Uma em cada 12 mulheres terá câncer de mama no Brasil. 

São esperados 66.280 novos casos para 2020 e 2021. Embora a palavra câncer seja assustadora, falar sobre esse tema é a melhor maneira de disseminar informações para que tenhamos menos mortes e tratamentos menos invasivos.

Você sabia que, se diagnosticado logo no início, o câncer de mama tem 95% de chances de cura?

O câncer não escolhe idade, profissão, religião. Todas nós podemos ter câncer. Detectar precocemente o câncer significa um tratamento menos invasivo, a possibilidade de não necessitar da tão temida quimioterapia, além de menos efeitos colaterais e danos ao corpo durante e após o tratamento.

COMO ME PREVENIR DO CÂNCER DE MAMA?

O conjunto das principais medidas de prevenção pode evitar o surgimento de 28% dos casos.

Melhor prevenir, do que remediar, ainda mais se falando de um tratamento complexo como o tratamento do câncer. A prevenção é o conjunto de hábitos que podemos escolher e modificar!

Não fumar

O cigarro possui muitas substâncias cancerígenas que são absorvidas pelo corpo e o afetam como um todo causando diversas doenças, dentre elas, o câncer de mama.

Beber moderadamente

Quanto maior a dose, maior o risco. Estudos variam em números, há estimativas de aumento de aproximadamente 10% no risco para mulheres que bebem 1 dose ao dia.

Fazer exercícios

Fazer exercícios pode reduzir de 10 a 20% o risco de desenvolver câncer de mama! São indicados ao menos 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia.

Peso e alimentação saudáveis

A obesidade é relacionada com aumento do risco e da mortalidade no câncer de mama. Mantenha uma alimentação saudável, evitando o excesso de gorduras, açúcares, carnes e industrializados.

COMO REALIZAR O DIAGNÓSTICO PRECOCE?

O câncer pode estar aí, antes dos sintomas aparecerem. Para detectar o quanto antes, é fundamental manter a rotina de consultas e exames em dia.

É indicado que todas as mulheres compareçam ao menos 1 vez ao ano no ginecologista. Seu médico ou médica irá realizar o exame clínico das mamas e outros exames preventivos necessários. Caso seja necessário, ele pedirá exames complementares.

Para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, deverá ser realizada a mamografia anualmente. Para mulheres com histórico familiar da doença, o rastreamento deverá iniciar antes, com determinação do médico. 

A mamografia detecta o câncer muito antes que seja palpável, permitindo aumentar as chances de cura, que chegam a 95%.

O exame de ultrassonografia também tem grande relevância para detectar alterações mamárias e pode ser pedido principalmente para pacientes jovens e com seios espessos, que dificultam o resultado da mamografia.

Como ter acesso aos exames?

Todas as mulheres possuem o direito, por lei, de ter acesso à mamografia a partir dos 40 anos. Para ter acesso aos exames, você deve comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e solicitá-los.

Caso você encontre qualquer alteração suspeita em suas mamas, independente da sua idade ou de quando realizou o último exame de rotina, também é um direito seu requisitar os exames imediatamente.

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

Independente da idade, todas as mulheres devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. As mamas passam por transformações ao longo da vida, devido à gravidez, menopausa e transformações hormonais.

É importante estarmos atentas a qualquer mudança anormal nos seios! 

Quando a mulher conhece o próprio corpo, ela consegue identificar alterações suspeitas. Veja abaixo os sintomas aos quais devemos ficar atentas:

APRENDA A FAZER O AUTOEXAME DA MAMA

Infelizmente no Brasil nem todas as mulheres possuem acesso ao acompanhamento médico e aos exames de rotina. 

Em torno de 60% dos tumores são descobertos pelas próprias mulheres.

Ainda que o auto-exame descubra o tumor em um estágio mais avançado que os demais exames, um câncer agressivo pode surgir no período entre eles, por isso é muito importante a observação e o toque das mamas mensalmente.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, geralmente sem dor, as dores costumam ser sentidas nos mamilos.

Na grande maioria das vezes, os nódulos são benignos, por isso não se desespere caso encontre um, mas marque o médico com urgência para investigar!

Então, vamos aprender a nos tocar?!

Fizemos um passo a passo para vocês aprenderem como fazer o autoexame da mama, ele deve ser realizado mensalmente.

Observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles.
Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza.
Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

Com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo.

Observe a presença de nódulos ou endurecimento.

Faça o mesmo com a mama esquerda.​

Coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo.

Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele.

Faça o mesmo na outra mama.

Lembre-se: você deve ser protagonista de sua saúde, exija seus exames se notar algo diferente!

O autoexame das mamas não substitui o exame médico! Quando o câncer de mama tem sintomas visíveis, ele já está mais avançado!