Técnica Utilizada

Acupressão; Medicina Tradicional Chinesa; Acupuntura.

Benefícios Esperados

  • Diminuir dores e mal estar (sedativo, anestésico)
  • Diminuir ansiedade (ansiolítico), sintomas comuns no tratamento do câncer.

A acupuntura é um dos muitos elementos que compõem a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A finalidade da acupuntura é promover o equilíbrio, a harmonia do organismo, eliminando as enfermidades.

Acupuntura é a estimulação através de agulhas de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado.

Na acupressão, que vamos praticar aqui, estimula-se alguns desses pontos da acupuntura pressionando-os com a pontas dos dedos. Existem vários pontos específicos que podem ser estimulados, hoje vamos ver dois destes pontos. O principal objetivo dessa atividade é diminuir dores, diminuir ansiedade (relaxar, acalmar a mente) e diminuir desconfortos abdominais causados pelo tratamento do câncer (radioterapia e quimioterapia).

Atividade

Primeiro vamos conhecer os pontos:

  • IG4 (ou Hegu): é o quarto ponto do canal de energia do intestino grosso (Dachang): Ao massagear este ponto conseguimos anestesiar dores (principalmente dores de cabeça, estômago/intestino, face, boca, garganta); relaxar tensões musculares (principalmente dos membros superiores); acalmar a mente; diminuir estados febris; e além disso tudo, ajuda a melhorar nossa energia. Muito bom para diminuir enjoos pós quimioterapia. (*** OBS: não pode ser utilizado em gestantes).

Como localizar: Este ponto está localizado no arco entre o dedo indicador e o polegar, quando fecha a mão (como na segunda figura) é o “montinho” mais alto. Primeiro observe bem as figuras, depois apalpe, é um ponto bem sensível e dolorido. Você deverá pressionar este ponto de 2 à 5 minutos em média para alcançar o alívio. Se o objetivo é curar uma dor de cabeça, a massagem pode se estender mais do que cinco minutos, ou até o momento em que a dor começar a passar.

  • Yintang é um ponto extra localizado exatamente entre as sobrancelhas: Ao massagear este ponto você irá acalmar sua mente, diminuir dor de cabeça, tonturas e a sensação de peso na cabeça; é um ponto muito utilizado em casos de estados de ansiedade, de distúrbios do sono e em estados de confusão mental.

Como localizar: O ponto está localizado no centro da testa, na linha central do nariz, entre as duas sobrancelhas (como mostram as figuras). Primeiro observe bem as figuras, depois apalpe. Você deverá pressionar este ponto de 2 à 5 minutos em média para alcançar o alívio. Se você deseja se acalmar, massageie o ponto entre as sobrancelhas (é um bom pontinho se estiver ansioso para começar o tratamento ou aguardando resultado de exames!!! Fica a dica!).

O ideal é fazer a pressão de forma profunda. Para isso, o melhor é usar a ponta ou o nó dos dedos. A duração das massagens varia de dois a cinco minutos, dependendo da resistência do seu corpo, e você pode repetir o processo até três vezes ao dia. É importante que não exagere porque você pode estimular demais algum canal energético ou algum órgão, prejudicando assim os seus nervos (principalmente se estiver se sentindo muito debilitado por causa do tratamento).

Desafio

Utilizar a técnica de acupressão nos pontos sugeridos toda vez que sentir dor, mal estar ou ansiedade.

Não parar antes do tempo estipulado e nem desistir na primeira tentativa!!! Observar os resultados!
Se ficar satisfeito(a), te desafio a ensinar a técnica para outras pessoas ou ainda melhor, se possível, faça em alguém quando este alguém estiver precisando!!!

Contra-indicações

Não há contra-indicações. Porém, atenção: a acupuntura em muitos casos e momentos não é indicada à pacientes com câncer. Esta técnica aprendida hoje (de pressionar e massagear os pontos) é pouco invasiva e indicada para todas as condições, mas não deixe nunca de falar com seu médico!!!