Técnica Utilizada

Acupressão; Medicina Tradicional Chinesa; Acupuntura.

Benefícios Esperados

Ajudar no alívio dos sintomas comuns ao tratamento do câncer (quimioterapia e radioterapia), de forma natural e sem outros efeitos colaterais.

  • Diminuir dores e mal estar
  • Diminuir a ansiedade
  • Diminuir o enjôo
  • Aumentar a imunidade

Durante o tratamento do câncer, especialmente na quimioterapia, nosso corpo é submetido a uma série de fármacos que geram intoxicações, as quais dão origem aos efeitos colaterais.

Estudos mostram que pacientes mais calmos, seguros e conscientes respondem melhor ao tratamento. Esses pontos podem ser estimulados sempre que necessário, em qualquer lugar, para lhe auxiliar a passar pelo tratamento do câncer com maior tranquilidade.

Nesse post você irá aprender a localizar uma série de pontos do corpo que quando estimulados através da pressão com a ponta dos dedos, possuem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do corpo e aliviar os sintomas.

Atividade

Abaixo, iremos indicar uma série de pontos para ajudar com os sintomas da quimioterapia e radioterapia. Cada ponto pertence a um canal específico do corpo, auxiliando a liberar o fluxo sanguíneo e energético.

Após localizar o ponto desejado em seu corpo, você deve pressioná-lo com a ponta dos dedos, pelo tempo de 2 a 5 minutos.

O ideal é fazer a pressão de forma profunda, utilizando a ponta ou o nó dos dedos. Geralmente, você sabe que encontrou o ponto quando sente uma pequena dor ao pressioná-lo.

PONTOS PARA REDUZIR DORES NO CORPO

  • IG4 (ponto intestino grosso 4): é o quarto ponto do canal de energia do intestino grosso. Ao massagear este ponto conseguimos anestesiar dores (principalmente dores de cabeça, estômago/intestino, face, boca, garganta); relaxar tensões musculares (principalmente dos membros superiores); acalmar a mente; diminuir estados febris; e além disso tudo, ajuda a melhorar nossa energia. Muito bom para diminuir enjoos pós quimioterapia.

  • F3 (ponto do fígado 3): Este ponto está no canal de energia do fígado e também ajuda a diminuir a irritabilidade e aliviar enxaqueca.

  • VB34 (Ponto Vesícula Biliar 34): Este ponto localizado no canal energético da vesícula ajuda a diminuir fraqueza, câimbras, dores torácicas e costais.

PONTOS PARA MELHORAR A IMUNIDADE E FORTALECER O CORPO

  • E36 (ponto Estômago 36): Este ponto fica localizado 4 dedos abaixo do joelho. Coloque sua mão como na foto para encontrá-lo. Este ponto ajuda a melhorar a imunidade e também diminuir a fraqueza geral e a fraqueza muscular.

PONTOS PARA ACALMAR E DIMINUIR A ANSIEDADE

  • Yintang: é um ponto localizado exatamente entre as sobrancelhas. Ao massagear este ponto você irá acalmar sua mente, diminuir a dor de cabeça, tonturas, estados de ansiedade e confusão mental. Ele também ajuda na diminuição do stress e insônia.

  • C8 (ponto Coração 8): Fica localizado no ponto que o dedinho toca quando encostamos ele na palma da mão. Este ponto ajuda a acalmar a mente.

  • C7 (ponto Coração 7): Este ponto ajuda na ansiedade e na diminuição do medo. Fica na parte interna do pulso.

PONTOS PARA DIMINUIR O ENJÔO

  • Pe6 (Pericárdio 6): Este ponto fica localizado 3 dedos abaixo da linha média do pulso, bem no centro, e ajuda nos sintomas de náusea e vômito causados pela quimioterapia.

  • VC12 (ponto vaso concepção 12): Este ponto está localizado a 5 dedos acima do umbigo e é o ponto de alarme do estômago.

Desafio

O que você acha de tentar praticar a técnica de acupressão toda vez que sentir necessidade, para amenizar os sintomas do tratamento oncológico indicados de cada ponto aprendido hoje?

Tente não parar de estimular o ponto antes do tempo estipulado e não desistir na primeira tentativa!!! Observe os resultados, tenho certeza que você ficará surpreso com os benefícios!!

Te desafio a ensinar a técnica para outras pessoas e incentivar a sua prática, desta forma você estará contribuindo com o bem estar e multiplicando amor a todos que estão precisando de um pouco de conforto e acolhimento.

Contra-indicações

Esta técnica aprendida hoje (de pressionar os pontos) não tem contra-indicações e é pouco invasiva, sendo indicada para todas as condições.