QUEM SOMOS

O Portal SuperAção é um instituto sem fins lucrativos que disponibiliza desde 2014 ferramentas online para levar apoio emocional e qualidade de vida de forma gratuita e inclusiva para pessoas no tratamento do câncer, ajudando no processo de cura através do empoderamento do paciente, da empatia e da solidariedade.

Auxiliamos os pacientes do início ao fim do tratamento em nossa rede de apoio emocional e levamos através do site atividades práticas em medicina complementar, que ajudam a superar o câncer com mais qualidade de vida.

Iniciamos em 2014 através do projeto Anjos do SuperAção, com o qual chegamos em brasileiros em 18 estados do Brasil e residentes em 7 outros países: EUA, Portugal, Itália, Suécia, França e Austrália. De lá para cá, nosso projeto vem crescendo e sendo cada vez mais reconhecido!

Atuamos a partir de 6 pilares fundamentais:

O que fazemos

O PROBLEMA

Mais de 1 pessoa por minuto é diagnosticada com câncer no Brasil.

Existem mais de 1,2 milhões de brasileiros sentindo-se sem chão no Brasil, com o diagnóstico de câncer. São 600 mil novos casos por ano, segundo o Inca. 1 em cada 5 brasileiros desenvolverá a doença, até os 75 anos.

A maioria não possui acesso a apoio emocional nem a práticas de saúde complementar para passar pelo tratamento com mais qualidade de vida e ajudar no processo de cura.

Hoje sabemos que o tratamento do câncer traz desafios em todos os aspectos da vida. Além dos desafios emocionais e físicos do tratamento, o paciente passa frequentemente por dificuldades financeiras e em seus relacionamentos. Estudos mostram que pessoas com câncer possuem até 4x mais chances de suicídio, dentre diversas outras complicações psicológicas e emocionais.

É em casa onde os pacientes vivem os maiores desafios decorrentes da doença e, os mais carentes, podem até mesmo sofrer dificuldades de locomoção para comparecer ao hospital.

Por isso, é de imensa importância que haja um suporte online ao paciente durante o tratamento.

O DESAFIO DOS PACIENTES

Receber o diagnóstico do câncer é assustador. O paciente passa por diversos desafios no dia a dia, que o fazem sentir-se solitário e incompreendido:

  • Mudanças na autoimagem
  • Mudanças nos relacionamentos
  • Mudanças na libido e no humor
  • Insegurança, incompreensão, abandono
  • Mudanças na rotina, trabalho, lazer
  • Angústias, ansiedade, medo
  • Efeitos colaterais do tratamento
  • Dúvidas relacionadas ao tratamento

Apenas quem passa pelo tratamento sabe como é.

Por isso, falar com quem passou pelo mesmo é fundamental nesse momento.

Projetos

ANJOS DO SUPERAÇÃO:

O paciente no tratamento do câncer ou seu familiar (SuperaDor) recebe apoio emocional de quem passou exatamente pelos mesmos medos e desafios e superou (Anjo), com a supervisão de um profissional de saúde (Arcanjo).

O apoio varia de alguns meses a anos, pois se inicia no momento do diagnóstico e termina somente quando o Superador se sente pronto para seguir em frente.

ONDE JÁ CHEGAMOS:

Em 5 anos de projeto chegamos muito mais longe que imaginávamos. É imensa a alegria de impactar tantas vidas!

Hoje, recebemos, pelo menos, 1 inscrição semanal de pacientes desejando ser acolhidos em nossa rede, sem divulgação. Infelizmente, não damos conta de atender a todos com nossa estrutura atual.

NOSSOS RESULTADOS:

Em 2019 iniciamos as medições do impacto de nosso apoio nos pacientes da rede, com questionários cientificamente validados. As avaliações dos resultados são contabilizadas semestralmente.

Já no 1º mês do apoio, observamos no 1º semestre de 2019 uma grande redução no sentimento de solidão e na propensão à depressão dos pacientes, como mostra a figura abaixo:

Na finalização do apoio, todos os pacientes demonstraram índices positivos mensurados e apenas 10% apresentaram alguma propensão a desenvolverem depressão.

Um grande aumento na resiliência, esperança, qualidade de vida e adesão ao tratamento foi observado nos SuperaDores.

Para os Anjos, apoiar significa transmutar em amor o que um dia foi vivido como dor. É enorme o sentimento de propósito e gratidão envolvido em participar do projeto.

Aproximadamente a metade dos SuperaDores ajudados retornam como Anjos, para ajudar outras pessoas e retribuir o apoio recebido.

Veja abaixo um dos nossos vídeos de depoimentos. Prepare-se para 1 minuto de muita emoção!

ATIVIDADES EM MEDICINA COMPLEMENTAR:

Para levar a saúde integral e qualidade de vida para todos os pacientes além dos que conseguimos acolher em nossa rede, criamos um modelo para que profissionais de todo Brasil pudessem vir colaborar, levando seu conhecimento na forma de atividades multidisciplinares online e gratuitas para os pacientes em suas casas, trazendo um benefício real para eles!

Através do site do Portal SuperAção, hoje pacientes de todo Brasil podem ter acesso a atividades em coaching de autoestima, hipnose, mindfulness, yoga, dicas nutricionais, muitas dicas de paciente para paciente, dentre outros. Todo conteúdo é estruturado de forma simples para fácil entendimento e possui um desafio ao final, levando o paciente para a prática e gerando um benefício real em sua vida!

No total, temos 59 exercícios e dicas gratuitos para pacientes oncológicos. Conforme o possível, vamos aumentando nosso conteúdo, que possui uma curadoria cuidadosa.

Em 2019, tivemos um total de 93.736 visitas e 127.779 pageviews, com diversos posts na 1ª página do google.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMPROMISSO GLOBAL

Você sabia que as práticas promovidas pelo Portal SuperAção contribuem para a implementação no Brasil dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU na Agenda 2030?

Ao propiciar apoio emocional e qualidade de vida a pacientes oncológicos em inúmeros estados do país, além da realização de campanhas de prevenção aos diversos tipos de câncer, mês a mês, o Portal assegura na prática uma vida saudável e o bem-estar para centenas de brasileiros. Nossos projetos e ações contribuem continuamente para uma sociedade mais saudável, solidária e sustentável.

NOSSA EQUIPE

Gabriela Besser
Coordenadora Geral
Elaine Santiago
Coordenadora da Rede de Anjos
Luana Couto
Gerente de Dados e Qualidade
Simeia Ramos
Psicóloga da Rede de Anjos
Fernanda Navarro
Psicóloga da Rede de Anjos
Ana Catarina Laina
Psicóloga da Rede de Anjos
Franciele Butzen
Psicóloga da Rede de Anjos
Telma Gomes
Conselheira da Rede de Anjos
Nathalia Amatto
Conteúdo Redes Sociais
Raí Walter
Designer Redes Sociais
Eduardo Tani
Google Grants
Soraia Novaes
Site
Paulo de Luna
Advogado
Heloísa Motoki
Contadora