Dica de enfermeira para paciente

Diagnóstico do câncer

Olá, sou Emanuele, enfermeira há nove anos e mãe de paciente com Sacorma.
Hoje gostaria de falar com você que acabou de receber seu exame de imagem ou sua biópsia e está super ansioso para entender o resultado, querendo buscar ele no google ou perguntar em grupos de pacientes oncológicos no facebook.
Se você está nessa situação, veja o vídeo acima.

Desafio:

1- Não se desespere!

2- Não busque o resultado do seu exame no google!

A única pessoa que pode te falar corretamente sobre seu diagnóstico e te dar as expectativas corretas é o seu médico.. no vídeo acima, eu explico melhor o porquê.
As chances de cura, o tratamento, os efeitos colaterais, tudo isso apenas quem pode te informar corretamente é o seu médico e buscas online ou comparações com outros pacientes podem te deixar desesperançoso sem necessidade. Cada corpo é único e responde ao tratamento de forma única.
Tenha sempre bom ânimo, cuide-se e mantenha-se esperançoso! Mesmo que você receba um diagnóstico grave, há sempre uma chance.

Mas como segurar a minha ansiedade?

O diagnóstico do câncer nos faz repensar muitos conceitos, nossa forma de viver e de aproveitar o momento presente, único que temos. Independente da doença, aprendemos que por motivos diversos amanhã qualquer um de nós pode não estar mais aqui.
Assim, entendemos que o que importa é sermos felizes e estamos com quem amamos, agora! Independente do resultado do exame que será descoberto mês que vem.
Essa lição preciosa te ajudará agora e em todos os momentos que viver daqui para frente, independente de qual seja o seu diagnóstico!