Cuidando da pele na quimioterapia

Dica de paciente para paciente

Como cuidar da pele na quimioterapia

Olá,

Meu nome é Carla, em 2018 fui diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda, fiz algumas sessões de quimioterapia e também transplante de medula óssea.

Durante esse processo o cuidado com a pele foi fundamental, por isso acho importante dividir com vocês aquilo que me ajudou.

Se você está passando por tratamentos quimioterápicos, ou se vai começar o tratamento, ou ainda se conhece alguém que está passando por esse processo, saiba que é muito importante cuidar da pele.

Então vamos lá para algumas dicas que me ajudaram durante esse período:

1- É muito importante a hidratação da pele com cremes que não sejam muito gordurosos, mas de fácil absorção, sem perfume e também sem ureia.
Então depois do banho (com sabonete líquido, também sem fragrância e com uma esponja macia) vem um banho de creme no corpo todo. É importante que seja um creme que não tire a proteção natural da sua pele. Se você tiver dúvidas, peça uma indicação para seu médico.

2- Protetor solar é outra coisa super importante todos os dias, mesmo que você não vá sair de casa, porque até as lâmpadas podem provocar pequenas lesões.

3- Se você estiver sem cabelos, aproveite para passar hidratante e protetor solar na careca também. Se for sair de casa, use chapéu ou boné para se proteger.
Se estiver frio vale a pena usar gorros ou lenços, eu sentia muito frio na careca, e descobri que tinha dores de cabeça quando sentia frio, então em ambientes com ar condicionado, ou mesmo em dias mais frios de inverno, vale a pena se proteger.

4- Os lábios também costumam a ressecar durante o tratamento, causando até lesões, então abuse de protetores labiais.

5- Tome muita água, mas muita mesmo durante esse período porque é super importante para a hidratação.

6- Para pacientes hemato-oncológicos, os olhos costumam ressecar muito também então abuse de colírios, mas prefira os que não possuem conservantes, existem algumas marcas no mercado, que são como lágrimas para hidratar.

7- Para as mulheres que gostam de cuidar das unhas, não será possível tirar a cutícula por um bom tempo, nem empurrar com espátula, porque existe o risco de contrair infecções, então hidrate a cutícula para que ela não resseque.

8- Para os homens, evitem fazer a barba com lâminas, tente substituir por barbeador elétrico, o risco de se cortar é menor, evitando também risco de infecção.
Os homens também devem cuidar da pele assim como as mulheres, pele bem hidratada e menos ressecada possível, tem menos chance de lesões que podem ser a porta de entrada para infecções.

9- Mulheres que costumam fazer depilação com lâminas ou cera, é melhor evitar esse método por um tempo, o risco de um pequeno corte se tornar uma infecção é grande. Existem alguns cremes depilatórios no mercado, que também não precisam puxar com papel, pois com a pele ressecada, qualquer agressão pode provocar feridas. O barbeador elétrico também é uma opção. Se você tiver dúvidas, fale com seu médico primeiro.

10- Como durante o processo de quimioterapia as mucosas do nosso corpo ficam comprometidas, é interessante também usar lubrificante vaginal antes das relações sexuais, porque qualquer atrito pode provocar lesões.

A princípio pode parecer trabalhoso, mas depois vira hábito e é muito bom poder cuidar do nosso corpo com carinho.

Desafio

Observe seu corpo, sinta suas necessidades e cuide-se bem.

O autocuidado é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida no tratamento do câncer e para ter sucesso nele!

 

Veja aqui mais informações sobre como se depilar durante a quimioterapia, como cuidar da careca e como cuidar das unhas nesse período.