Técnica utilizada

Fisioterapia oncológica. Exercícios pós-mastectomia.

Benefícios esperados

  • Prevenção do linfedema
  • Prevenção da limitação de movimentos do braço com a mastectomia, retirada dos linfonodos e/ou radioterapia
  • Recuperação dos movimentos do braço algum tempo após a cirurgia
  • Alívio da dor no pós-operatório da mastectomia

Atividade

A mastectomia e algumas vezes a retirada dos linfonodos é necessária para o sucesso do seu tratamento contra o câncer.

Nos primeiros dias após a cirurgia, até a retirada do dreno e dos pontos, não é recomendado que você levante o braço operado acima de 90º.

Após esse período, você pode e deve movimentar seu braço e, caso não esteja conseguindo levantá-lo acima de sua cabeça, é recomendado que realize exercícios que te ajudem a recuperar os seus movimentos, para que possa realizar as atividades diárias e/ou profissionais e ter qualidade de vida.

Em alguns casos, você precisará levantar seu braço para conseguir realizar a radioterapia e finalizar seu tratamento, sem adiá-lo. Exercitar seu braço é ainda muito importante para prevenir o linfedema. 

Lembre-se: o câncer não espera! Apesar dos efeitos indesejados, a mastectomia e a radioterapia são fundamentais para a sua cura e os exercícios pós-mastectomia são importantes para te ajudar a se recuperar bem e evitar outros problemas.

Por isso, a partir de sua recuperação da cirurgia, é indicado que realize os exercícios mostrados no vídeo acima, para toda a vida!

Nele você poderá assistir uma série completa de exercícios especialmente desenhada para pacientes mastectomizadas. Se você não recebeu apoio fisioterápico específico, não deixe de ver o vídeo e praticar os exercícios recomendados!

Desafio

  • Diariamente, separe 30 minutos do seu dia para seu autocuidado.
  • Acesse o vídeo acima para observar os movimentos e ir fazendo junto, olhando antes de fazer cada posição para ter certeza que está fazendo bem certinho!
  • Veja o movimento, dê pause, repita o movimento, passe para o próximo, caso seu corpo permita fazê-lo.
  • Realize as posições conforme a tolerância do seu corpo, sentindo o alongamento te ajudar. Nunca force para não se machucar!!! Utilize sempre uma força moderada nos exercícios. Faça apenas os movimentos que seu corpo permitir.
  • Para substituir os pesinhos, se você não puder comprá-los, utilize algo que consiga segurar com uma mão que tenha 1kg a 2kg de peso. O elástico é encontrado facilmente na internet.
  • Caso você sinta alguma dor, elas tendem a ser apenas uma fadiga muscular pelo desuso-reutilização em intensidade que o organismo rapidamente se adapta e tendem a sumir em 24-48 hs. Se persistirem, é muito importante que procure um médico. 

Vamos juntas dia a dia, passo a passo, conquistar a qualidade de vida e o bem estar que você merece! Cada dia, uma pequena evolução, uma pequena vitória!

Se você tiver alguma dúvida, me envie no endereço: contatos@vitalknowledge.com.br
Até a próxima!